domingo, 16 de novembro de 2014

DIA de ENTREVISTA com Humbelino Cardoso

Trabalhador, apresentador do Programa Entre Outros na Radio Web Karioca aos sábados de Meio Dia a 13 h, um jovem. Este se diz sensato, procura ser sempre evoluir e pensar a frente da atualidade. Um defensor das causas defensáveis, um ser humano. Humbelino Cardoso estuda e não se limita com o conhecimento que tem. Ele coloca-o um pouco aqui. É hora de entrevista, é hora de Humbelino Cardoso!


PN- Você pode nos explicar o que faz um profissional de Serviço Social?
HC- O Assistente Social apresenta uma interferência investigativa que tem como atuar em espaços sociais nessas intervenções nas questões sócias da sociedade, através da pesquisa e analise da realidade social, atuando assim execução, avaliação de serviços, programas, e politicas sociais que possam visar e prevenção, defesa, e aplicação dos direitos humanos, e justiça social.

PN- Antes e depois das eleições, vimos nas redes sociais e presenciamos fatos que comprovam o acirramento de ideias e tensões nos mais altos graus. Você acredita que isso de deveu a que?
HC- Infelizmente esse acirramento se dá justamente ao grande problema que é a desigualdade social, ainda existente em nosso país. Essa desigualdade é a resposta dessa acirramento, tendo em vistas que essas mesma posições da rede, tem sido ligada ao preconceito que tenta separar o pobre do rico, e do melhor para o pior, no entendimento justamente de quem comunga com a ideia da desigualdade, e da problemática da má distribuição de renda, tendo invista que os sérios debates partiram para atacar programas que o governo insere como politicas sociais, como o bolsa família, e minha casa minha vida.

PN- Você que é engajado com o movimento da juventude de Feira de Santana e também do Brasil inclusive participando de eventos em Feira e fora dela, Como você analisa o atual momento da UNE (União Nacional dos Estudantes)?
HC- Excelente pergunta rs, acho que falta não só a UNE, que tornou-se um grupo de engajamento politico, não mas em defesa da luta pela classe, que outrora em outros grandes movimento esta se ariscava a frente de debater e propor ideias que realmente possam contribuir com o futuro do pais. E esta e diversos outros grupos de engajamento do pais, digo até mesmo dos estudantes, deitaram-se com o gigante que voltou a dormir, quando justamente deveriam levantar bandeiras e acenos para transformar a luta em conquista, como fizeram outrora em grandes manifestação na luta e na defesa de direitos: Tornou-se um palanque politico

PN- Para você o que é ser amigo (a)?
HC- Diria que amigo é sentir a dor dos outros, digo isso em todos aspectos, seja ela da fome, da sede, entre outro, o amigo já se traduz em estar junto, aquele que pode confiar de verdade, podendo chamar até de irmão.

PN- Voltando ao tema juventude, para você por que alguns jovens tem mergulhado nas drogas e na violência?
HC- Bom, bem verdade que infelizmente o numero de jovens envolvidos no trafico de drogas tem crescido e aumentado, digo até mesmo chegado a um índice muito grande, mas é preciso conceituar alguns fatores, dentro o quais estar entre jovens que são negros, e da periferia. isso se deve justamente a razão da desigualdade no pais,(tendo em vista que essa desigualdade diminuiu, justamente até mesmo por fatores de redução a pobreza e a miséria que se era muito maior que hoje em nosso pais,) contudo o reflexo desta restante desigualdade e uma distribuição de renda tem sido um desses motivos, alertando também para o preconceito entre a cor, da qual existe muito ainda também. e outro principal motivo é a própria vontade da idade, que permite ao jovem querer experimentar tais drogas, e quais a mesma não permite que o mesmo se saia dessa fase de experiência, digo, dentre outros digo também que a criação familiar tem muita participação para tais atos, tendo em vista que muito se apegam ao fato familiar, uma vez tido algum parente morto pelo trafico, ou acrescento em dizer que uma vez não tendo essa participação, o mesmo torna-se solitário em busca de métodos da qual o mesmo passará a ocupar a mente com tais atos, digo isso por relatos de amigos próximos que sofrem com tudo isso, e pela necessidade de enquanto jovem buscar respostas para meu amadurecimento do que eu quero e do que eu não quero para minha vida.

PN- Existe uma figura demais desvalorizada, mas que teima em ser o que é: O PROFESSOR. O que você pensa sobre o professor?
HC- Pensar sobre o professor é pensar em eu e você, digo até mesmo do que somos e do que podemos ser. A educação se equipara a construção de seres que estar em processo de conhecimento, do que conhece e do que desconhece. E este ser digo até iluminado, o "Professor" é a peça fundamental para essa construção desses aprendizes que somos, e que possamos ser como os tais, destacando ainda deste mesmo, o "professor", apenas me cerca o sentimento de grande admiração, e respeito, tendo conjunto disso um sentimento mais profundo, que é ver o sofrimento dos mesmos pela desvalorização, e desrespeito digo até pela "Des-Lei" daqueles mesmos, que os quais, ensinam e ensinaram. é necessário mudar a educação, é o que penso. Dito isso sem mais delongas.

PN- A mídia está repercutindo o tratamento de pessoas que sofrem de esclerose ou até câncer, com a medicação Canabidiol fruto da Cannabis (maconha). Qual é o seu pensar sobre isso, este tratamento a base de folha da maconha?
HC- podemos pular essa? Ainda desconheço profundamente sobre o assunto (Risos). Acho bom sim, mesmo porque entendo que a nossa Ciência e o nosso mundo inovador e moderno tem feitos descobertas cientificas bastantes relevantes, em comprovar o que oposto de muitas coisas que são tidas como ruins, ou prejudiciais, a exemplo da maconha, que relativamente não faz mal a ninguém, apenas quem a de mal forma usa.

PN- Por falar de mídia vemos o papel dela desde transmitir informações fundamentais como influenciar em uma eleição e muitas podem fazê-lo de forma bastante perniciosa e negativa. Quais mídias ou veículos de comunicação você aponta como boa (s) referência (s) e qual (is) aponta como má referência?
HC- Sim, infelizmente digo que existe na grande maioria, as de mais referencia, do que as boas. É sabido que muitas de todas estas mídias estão justamente na mão das maiores famílias ricas do nosso país, e que por sua as mesmas são ligadas as grandes grupos políticos, digo até mesmo os mais conservadores (dos quais conseguem apenas transmitir seus interesses econômicos e políticos) Dentre todos até no quesito emissora de televisão destaco como rede globo e bandeirantes, duas das mais piores, salientando ainda mas a rede globo, que consiste em manter um papel de alienadora, ou seja, que faz com que seus de comunicação, entre eles, o próprio jornal expresso o globo, neste sentido. Em muitas como a mesmas consegue transformar a luta da sociedade em o que eles chamam de bagunça. Entre as mas também destaco como ruim a Revista Veja, que até poucos tempo( Período Eleitoral)usou-se do poder da mesma para citar o ódio e a mentira perante o povo brasileiro, fazendo com isso sua posição eleitoral, e querendo da mesma forma da globo, alienar a mente dos menos informados. Sobre boas mídias, acham que nos restam as mínimas, podendo ponderar por exemplo, a Record News, que consegue manter um programa mas democrático e de esclarecedor entendimento. Destaco também a grande importância das revistas caros amigos, e da carta capital, que contem a mesma objetividade: levar aos leitores, notícias verdadeiras, e de uma visão democrática, por isso entendo que deve haver uma democratização das mesmas nesse processo midiático.

PN- O que você pensa se o Brasil houvesse quem defendesse uma lei que institui como maiores salários da nação, os salários dos policiais, professores e médicos?
HC- Bom, acredito que nesse aspecto não mudaria em nada o valor que estes de fatos merecem, lembrando ainda que com isso manteríamos o ritmo ruim do que podemos chamar de má distribuição de renda. Mas avaliando o salario mínimo  hoje vemos que infelizmente ele não supre a necessidade da maioria das pessoas, digo isto, destacando o trabalhador forma, informal, professor, médico, e outros. è preciso sim, criar justamente uma lei que der providencias, a de fato mudar primeiramente o valor do salário mínimo, que segundo uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos SocioEconômicos (Dieese).o salário mínimo necessário para suprir as necessidades básicas deveria ser de 2.750,83 reais. Com isso podemos entender que esta proporção existente de salários hoje, não favorece nenhum, e nem outra classe trabalhadora no pais.

PN- É dado estatístico: as mulheres são injuriadas no Brasil das mais variadas formas, estas representadas no machismo (macho+achismo). O que fazer para conter tais injúrias?
HC- Acredito que nesse sentido é preciso que principalmente as mulheres que são vitimas desse machismo, possam denunciar para que de fato estes tais sejam punidos, tendo em vista que na grande maioria dessas injurias, agressões, não são punidas, pois em muitas das vezes as mesmas, se mantem caladas e silenciadas perante o medo, digo até mesmo da retaliação desses tais, que as tens como suas Criadas, e eles seus donos. Em outro sentido acredito que deva existir mais ainda a resposta do poder publico, e do poder judiciário, tendo em vista que o poder publico possa formular programas de combate a esta violência, dando também a garantia de proteção a essas mesmas que sofrem com o medo, que fazem com que as mesmas não possam denunciá-los, dai ao judiciário resta a resposta de um punição mas rigorosa, em leis( das quais o poder publico possa também formular), dando assim resposta tais expressões machistas.

PN- Sabemos que esportes já ajudaram e muito a tirar pessoas das drogas e formaram cidadãos mais conscientes. Como unir e formar uma mentalidade onde a dedicação aos esportes comecem desde os anos letivos escolares?
HC- Sim com certeza, não só acredito. Lembrando que a grande importância de ajuda tem que ser a partir da família, a qual é imprescindível tanto na prevenção ao uso de álcool e outras drogas como no tratamento das dependências. “Na prevenção, é importante que a família promova um vínculo adequado com os filhos, tenha hábitos saudáveis de vida, dê todo o apoio possível aos filhos, mas sempre estabelecendo os limites necessários, e promova atividades conjuntas, como almoçar ou jantar, sair, praticar esportes e lazer”. Neste sentido digo que desta forma pode-se tratar principalmente por meio do esporte a formação de consciência do esporte protagonismo, e de que no meio do esporte as crianças e adolescentes se colocam em situações e desafios, aprendem a perder e a ganhar, além dos valores olímpicos. Também entendem o que é a amizade, como se forma um time, o respeito e a compreensão de regras, melhoram a convivência com a família, e, compreendem sobre regras. Não tem como falar de educação e prevenção às drogas sem o esporte junto. O esporte ensina a lidar também com a frustração e traz muitos impactos positivos na vida desses cidadãos.

PN- Como acabar ou diminuir com a violência sofrida pela classe LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais) e seus simpatizantes?
HC- Bem verdade, que a violência contra este grupo (LGBT) tem crescido assustadoramente em nossa pais, dado culpa a isso, ao não enfrentamento do estado em não combater esses crimes, que são além do mas preconceitos, contra quem apenas como qualquer outra pessoa deva ter seus direitos garantidos por lei, pois entende-se que segundo requerimento da ONU " todos são livres e iguais no que diz respeito a sua dignidade e seus direitos e que cada um pode se beneficiar do conjunto de direitos e liberdades (…) sem nenhuma distinção”. A este ponto entende-se que o grande desafio para solucionar esse problema da violência e preconceito a esta classe, é de fato formular leis que garantam de fato a garantia de direitos, e fazendo com que os mesmos possam usufruir dos mesmos direitos, da sociedade, bem como até mesmo leis que permitam o casamento, a adoção, e entre outros. Desta forma com certeza não só diminuirá, como os Direitos humanos serão respeitados e garantidos a todos por lei.

PN- O que você diria sobre este blog?
HC- Muito bom, excelente na verdade. Acredito que espaços como "Este", faltam no meio daqueles que apenas se despõem em repassar noticias, muitas das vezes até tendenciosas, em seus mas amplos meios de Divulgação. Diferente deste que usa uma forma autentica, e de clara objetividade, afim de informar, e trazer consigo uma linguagem mas popular, e necessária afim de responder questionamentos sobre diversos temas, a seus variados leitores, e quem assim tem o privilegio de ter esse espaço de respostas, afim de responder essas excelentes perguntas que são de grande valia a todos. Por isso deixo meus parabéns a este (Você), que és um grande blogueiro.

PN- Deixe sua mensagem a todos.
HC- Agradeço por esse oportuno momento de responder tais questionamentos de grandes da qual se tem grande e imensa valia, bem quanto a necessidade de resposta claras para as mesmas, a qual espero ter respondido. E neste mesmo sentido chamar a atenção das mesmas (perguntas e respostas aqui feitas e respondidas) para que juntos possamos ajudar na construção de talvez as mesmas ideias que possam contribuir para um pais mais justo, igualitário, sem medo, sem preconceitos, e com a força de seguirmos juntos na defesa da luta pela garantia de direitos e deveres postos a nossa frente. Fazendo desta forma iremos avançar pela conquista da liberdade e da democracia todos os dias. Forte abraço.


*Agradeço a Humbelino Cardoso pela entrevista contribuidora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário