O que é resiliência? Existe um povo dos mais resilientes? Pode ter certeza que sim. Tantas pessoas passam por mazelas e ainda flagramos um sorriso - nem que seja de canto de boca - no rosto delas? Os povos africanos estão sendo assolados pelo ebola, vivem em estado de miséria social (significa não ter o que comer, vestir, beber, não tem lazer e outras coisas que devem ser direitos e não privilégios). Alguns brasileiros ainda vivem assim, numa miséria social e é agravante quando somos um país bem rico afinal, somos a 7ª maior economia do mundo.
Brasileiro é de fato, uma criatura curiosa. Sofre, se machuca, sente dor e mesmo assim vive. E vive bem. È assim mesmo? É. Parece que em certos momentos está sucumbindo, desacredita das coisas porém, é acometido por uma força sem igual, algo que parece até inexplicável. Mas, tem explicação. O nome disso é RESILIÊNCIA.
É assim o brasileiro. Interessante não? Vivemos bem. E como vivemos? Com sorriso no rosto, distribuindo alegria e simpatia. Isso faz parte da resiliência. Acredito que vivemos bem por ser o povo que mais sorri. Dizem algumas pesquisas que o povo mais feliz é o brasileiro. Apesar de querer, não há como questionar.
Confesso que este texto não estava no script da coluna de hoje. Confesso também que o que motivou foi a dor que sentimos num esporte que amamos muito. Ainda mais, confesso que a partir disso pensei em mais coisas: no brasileiro que trabalha duro e tem seus direitos tirados, naquele que sofre por conta de não conseguir uma consulta ou atendimento médico a tempo, na brasileira que sofre pra ter seu bebê e assim renovar nossa nação com brasileirinhos e/ou brasileirinhas que poderão construir uma nação mais justa e humana, pelo deficiente (físico, auditivo e outros) que passam por diversas dificuldades...
O que estas pessoas tem em comum? RESILIÊNCIA. A RESILIÊNCIA vem da Física mais é traduzida também por ser um comportamento positivo em meio às adversidades e dificuldades. Já ouviu falar da estória da ave fênix? Pois, a ave fênix é conhecida por ressurgir das cinzas. Sabe aquela coisa de “eu sou brasileiro e não desisto nunca”? Existe. E o que dizer daquele refrão musical que diz “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”? É nosso.
É pelo visto temos a arte de nos recuperar. Mas, queremos manter uma condição sempre favorável. Até se recuperar cansa sabia? Desgasta. Que tenhamos menos que nos recuperar e tenhamos mais do que nos orgulhar em todas as áreas!
Sinceramente, não gosto de usar chavões e nossa vida não se resume em frases de efeito. Todavia, não poso negar que estes cabem a nossa realidade. Ser resiliente é pra poucos e nós somos estes poucos. O que não pode acontecer, é acreditar que isso será a solução para os nossos problemas...
*Texto adaptado do texto de título Resiliência é o nome. Pode ser chamada de Brasil da Coluna LINHAS GERAIS do Portal Voz de Feira. Acesse o link: http://www.vozdefeira.com.br/noticia/9249-RESILI%C3%8ANCIA_%C3%A9_o_nome._Pode_ser_chamada_de_Brasil!_.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário