O TERNO tradicionalmente é formato por paletó, colete e calça de alfaiataria. Se usado sem o colete, chamaremos de Costume.
Hoje em dia tornou-se raro encontrar, o que chamamos de terno completo, nas lojas. Entretanto esta composição é de extrema elegância e bom gosto. Se elaborada em um tecido de alta qualidade e modelagem sob medida, esta qualidade e elegância é duplamente assegurada. Um terno com estas qualidades é o cartão de visita do homem.
DICA: Desde uma entrevista de emprego a um casamento, o terno é um traje clássico que confere seriedade e confiança a quem o utiliza. Quando usado, o dress code é o de Traje Social (ou Passeio completo).
O PALETÓ nada mais é que o casaco do terno.
Por se tratar de uma peça de alfaiataria, seu uso independente do colete e calça também de alfaiataria, deve ser feito com extremo cuidado pois não será qualquer combinação que cairá bem.
DICA: Se usado em lugar do blazer, o paletó deve acompanhá-lo em eventos onde contar no convite o uso obrigatório de Esporte Fino. Ainda assim com o extremo cuidado já citado.
Já o BLAZER é o modelo mais casual de todos. Pode ser encontrado em diferentes tecidos e cores, possibilitando a criação de vários looks. Os blazers são, normalmente, um pouco mais curtos que o paletó, podendo chegar a ser quase do mesmo comprimento, porém nunca maior.
DICA: Em reuniões, passeios ou recepções onde o convite constar Esporte Fino, seu uso é essencial. Durante o dia as cores claras são bem vindas e a noite vá de cores escuras. O uso da gravata fica a escolha e os sapatos devem ser os sem brilho.
*Viu? O Paulinho Neco, O BLOG também é sinônimo de elegância. Dica importante para nossotros!
Fonte: Disponível em: http://ternodamoda.wordpress.com/2011/11/23/terno-paleto-ou-blazer/. Acesso em: 20/09/14.
Nenhum comentário:
Postar um comentário