terça-feira, 30 de junho de 2015

FÉRIAS XXX: Dicas de Música: Aqui não só se vê melodia...

Dica 1- Tema: Violência, Drogas e outras Mazelas Sociais
Música: Faroeste Caboclo de Legião Urbana

Sinopse: Renato Russo e os demais integrantes deste grupo brasiliense narra a história de João de Santo Cristo que sofreu com o racismo e a pobreza. O mesmo - que rumou a capital federal -  se entregou ao tráfico e um amor estava por lhe salvar mas, por conta de uma decepção... recentemente sucesso de bilheteria nos cinemas com o mesmo título onde os protagonistas Fabrício Boliveira e Isis Valverde viveram João de santo Cristo e Maria Lúcia.

Dica 2- Tema: História, Economia, Cultura de Minas Gerais
Música: Seio de Minas de Paula Fernandes

Sinopse: Esta canção traz informações quanto as potencialidades econômicas, culturais, sociais e toda a história de um estado que contribuiu muito para a riqueza do Brasil na arquitetura e mineração tendo no seu nome a marca desta contribuição: Minas Gerais. Estado de um povo que parece sereno, pacato mas, não bobo, que sabe o que quer e que decide.

*A cultura brasileira é muito vasta e heterogênea, isto é, trata de vários temas e denota vários lugares que tem suas particularidades. Estude o Brasil através da música!

segunda-feira, 29 de junho de 2015

FÉRIAS XXIX: Reforma Política: A salvação do Sistema Político Brasileiro

Somos bombardeados. Não estamos em guerra. Eles que estão. Somos bombardeados? Sim. São as eleições que debutam candidatos e estes focam em nós, OS ELEITORES. Somos mais que eleitores saibam todos.
A política não é só eleitoral. A Política é a ciência da estratégia em vários temas como educação, saúde, religião, cultura, esporte... Tudo isso tem ligação com a política e suas ações. QUE POSSAMOS NÃO REDUZIR A POLÍTICA POR SOMENTE PROCESSO ELEITORAL. ISSO É UM ERRO E GRAVÍSSIMO. Eleições são parte da política.
Infelizmente, os candidatos fazem das eleições algo desinteressante, chato e contribuem até para a negação da política. Como? Ataques de cá e de lá, propostas vazias e surreais, pratica da politicagem com compra de votos, boca de urna, assédios morais (pressão para que seus funcionários temporários votem em candidatos apoiados pelo mesmo ou nele próprio), cota de exames só para aqueles que votaram neles comprometendo no acesso rápido da consulta e dos exames para as pessoas que mais precisam e outros. Agora aparece um fato novo. A Nova Política.
O que é na essência a Nova política? Simples, é na verdade, a não coligação com candidatos ou partidos políticos que reproduzem um sistema político excludente como o nosso. Essas alianças são no intuito de ter mais tempo de propaganda eleitoral gratuita na TV e no Rádio como também por conta da suposta popularidade desses partidos e candidatos em seus redutos eleitorais (município ou estado onde foi e é bem visto ou votado), Nova Política é não se associar aos financiadores privados de campanha (bancos e empresas de todos os setores). Uma coisa interessante que vi e ouvi foi uma candidata depois de questionada sobre o financiamento que recebe, rebater dizendo que não importa o tamanho da empresa basta ela ser capitalista e de alguém para também ser privada. Certíssima a candidata. É aquele ditado “quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra”. Mas, o conceito de Nova Politica não para por ai. Acrescento: Admissão do que está certo e do que pode ser melhorado, críticas coerentes e não raivosas/ofensivas e manutenção do que já disse sempre. Se você pensou que eu ia dizer ser íntegro, ético e logo, não corrupto isso é mais que obrigação de qualquer pessoa. Não é privilégio ser assim; TODOS OS BRASILEIROS DEVEM SER ASSIM.
O que representa a Nova Política? Nada mais nada menos que REFORMA POLÍTICA. A Reforma Política representa:
a)      Mais mulheres no senado e na câmara (lembro que a população brasileira tem mais mulheres do que homens);
b)      Mais índios, quilombolas, negros e outras minorias (se bem que os negros não se encaixam, mas minorias aqui são aqueles menos assistidos desde que o Brasil existe);
c)      Eliminar o financiamento privado de campanha, isto é, doação de empresas e bancos e sim doações públicas. Isso evita que os candidatos eleitos trabalhem para quem os financiou e não para quem os colocou lá - o povo;
d)     Fim da reeleição e uma só eleição em vez de duas (que acontecem de 2 em 2 anos). Isto gera o Brasil alternância de poder que é de fato, o de melhor numa democracia e a economia com os gastos de campanha;
e)      Voto facultativo;
f)       Eliminar os votos de coligação, pois existem candidatos que se elegem para deputado tanto federal quanto estadual com apenas 400 votos, pois outro de sua coligação teve mais de 1 milhão (exemplo clássico de Tiririca que beneficiou Jean Wyllys).
Claro que a Reforma Política contempla mais coisas só que estas são das mais importantes e cruciais para o interesse da população e participação da mesma de forma intensa e feliz, pois esta reforma é uma luz, uma esperança que é sim possível. Recentemente mais de 7 milhões de pessoas disseram sim a Reforma Política em votação de plebiscito popular informal de 1 a 7 de setembro deste ano. É o momento de aproveitarmos e sempre pressionar os deputados federais e senadores até conseguirmos. Vamos juntos, fazer força e conseguiremos. Já demos prova disso. Diga sim a Reforma Política. Diga sim a salvação do sistema político brasileiro!

*Texto extraído do www.vozdefeira.com.br da Coluna LINHAS GERAIS com o mesmo título.

domingo, 28 de junho de 2015

FÉRIAS XXVIII: DIA de ENTREVISTA Luís Fernando Pd

Objetivo e rápido. Luis Fernando Pd é assim. Luis Fernando Pd é o famoso EU. Vamos ver o que ele tem a dizer. Pode ter certeza que ele diz...

PN- Qual sua perspectiva em relação ao futuro do Brasil?
LF- Que o Brasil melhore.

PN- Como você analisa as manifestações que aconteceram o ano passado?
LF- Eu analiso que tão certoo.

PN- Você acredita que a juventude está mesmo preocupada com o Brasil ou muitos jovens não querem mais saber de nada, pois se sentem desmotivados com tudo?
LF- Sim eu acredito que a juventude está preocupada.

PN- Como você analisa o futebol brasileiro depois da derrota do Brasil na Copa do Mundo para a Alemanha e a Holanda?
LF- Eu fiquei muito triste, chorei...

PN- Tivemos mais um caso de racismo no futebol, desta vez com o goleiro do Santos Aranha. O que você diz sobre o racismo?
LF- Isso é crime tem que ter prisão.

PN- Mudando de assunto, está faltando amor nas pessoas. Pra você, por que isso acontece?
LF- Acontece coisa estranha com essas pessoas.

PN- Do que você precisa para ser feliz?
LF- De tudo.

PN- O que é felicidade pra você?
LF- Pra mim não é nada!

PN- Como você analisa a figura do professor, ou seja, o que este profissional representa para você, aos seus olhos?
LF- Acho normal e bem legal.

PN- O que você diria sobre este blog?
LF- Achei massa.

PN- Deixe sua mensagem a todos.
LF- Obrigado a todos por isso e pela entrevista.


*Agradeço a Luis Fernando Pd por prontamente passar pela entrevista e responder as perguntas sem restrição.

sábado, 27 de junho de 2015

FÉRIAS XXVII: QUAL é a DIFERENÇA entre Prisão Temporária e Prisão Preventiva?

PRISÃO TEMPORÁRIA só acontece durante o inquérito, quem pede é o delegado ou membro do Ministério Público e se estende em no máximo 10 dias (5 mais 5). Se o crime for hediondo ou na mesma proporção/equiparação o prazo é de no máximo 60 dias (30 mais 30). Geralmente acontece a depender da necessidade da investigação, quando o indiciado não tiver residência fixa e/ou não fornecer elementos necessários que esclareçam sua identidade. Para sair basta um Habeas Corpus.

PRISÃO PREVENTIVA acontece nos crimes de dolo com reclusão, se o réu tiver sido condenado por outro crime doloso, se o acusado não fornecer dados para sua identificação e crime cometido contra mulher, entre outros. Pode ser decretada a qualquer momento, pode ser pedida pelo Ministério Público, Querelante, delegado e juiz pode decretá-la de ofício. Não há previsão de prazo e para sair tem que haver reconsideração e Habeas Corpus.

*É perceptível que a Prisão Preventiva é de mais fácil decreto - vários profissionais podem pedi-la - para que se possa neutralizar o suspeito (a) e que a Prisão Temporária já denota ser uma prisão mais pautada na gravidade do crime. Geralmente se pede a Preventiva e depois a Temporária.


Fonte: Disponível em: http://oprocessopenal.blogspot.com.br/2008/04/diferena-entre-priso-temporria-e-priso.html. Acesso em: 22/11/14.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

FÉRIAS XXVI: Educação Musical com Comportamento Geral- Gonzaguinha


Comportamento Geral
Gonzaguinha


Você deve notar que não tem mais tutu
e dizer que não está preocupado
Você deve lutar pela xepa da feira
e dizer que está recompensado
Você deve estampar sempre um ar de alegria
e dizer: tudo tem melhorado
Você deve rezar pelo bem do patrão
e esquecer que está desempregado

Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
Se acabarem com o teu Carnaval?

Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
Se acabarem com o teu Carnaval?

Você deve aprender a
baixar a cabeça
E dizer sempre: "Muito obrigado"
São palavras que ainda te deixam dizer
Por ser homem bem disciplinado
Deve pois só fazer pelo bem da Nação
Tudo aquilo que for ordenado
Pra ganhar um Fuscão no juízo final
E diploma de bem comportado

Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
Se acabarem com o teu Carnaval?

Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
Se acabarem com o teu Carnaval?

Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal

E um Fuscão no juízo
final

Você merece, você merece

E diploma de bem comportado
Você merece, você merece

Esqueça que está desempregado
Você merece, você merece

Tudo vai bem, tudo legal

Fonte:
Disponível em: http://letras.mus.br/gonzaguinha/330922/. Acesso em: 12/12/14

FÉRIAS XXV: CHARGE: A Mídia com sua imposição quer controlar as mentes, é só não deixarmos


*Que possamos pesquisar antes de aceitar tudo de certos meios de comunicação ou outras ferramentas de mídia como revistas, sites e etc.

FÉRIAS XXIV: TIRINHAS: Começando... Debatendo a homossexualidade, esclarecendo as diferenças


*Homossexualismo é assunto polêmico, mas pode ser conversado com leveza com todos inclusive com as crianças...

FÉRIAS XXIII: Dicas de Leitura: A mente é política...

Dica 1- Tema: Biografia, Etnia, Ideologia Partidária
Livro: Minha Luta (no original Mein Kampf) de Adolf Hitler.

Sinopse: Na primavera do ano de 1924 na cidade de Munique na Alemanha, um grupo de fanáticos nacionalistas tentaram destituir o poder local, tentativa essa fracassada o que veio a causar a morte e a prisão de seus membros. Entre os que foram presos estava um jovem chamado Adolf Hitler, o homem que mudaria a rotina do mundo e se tornaria um dos homens mais importantes da história.

Aproveitando o tempo livre na prisão, Hitler resolveu colocar suas idéias no papel e transformá-la em um livro, idéias essas que veremos agora.
O livro recebeu o titulo de Mein Kampf (Minha luta), nele Hitler resumiu suas idéias de supremacia germânica que nortearam as políticas nazistas, idéias essas que eram e ainda são tidas como a bíblia do Nazismo, onde se trata de forma bastante clara os princípios básicos do Partido Nacional Socialista Dos Trabalhadores Alemães (N.S.D.A.P). Ao ser elaborada a obra foi dividida em duas partes, sendo a primeira para falar sobre o inicio da vida política do autor e para fazer um esclarecimento de suas idéia em relação a questões raciais, e a segunda parte para dar maiores esclarecimentos em ralação a parte burocrática e política dos nacionais socialistas. Conhecer a história de Hitler e seu destaque como líder político alemão com o discurso da raça superior e do rancor é imprescindível para compreensão do mundo na época entre a Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial, entre 1919 até 1938.

Disponível em: http://henry_sales.dihitt.com/n/outros/2009/06/13/resumo-do-livro-mein-kampf-do-autor-adolf-hitler. Acesso em: 09/09/14.

Dica 2- Tema: Psicologia, Psiquiatria, Psicopatias
Livro: Mentes Perigosas - O Psicopata mora ao lado de Ana Beatriz Barbosa Silva.

Sinopse: Mentes Perigosas - O Psicopata mora ao lado, discorre sobre pessoas frias, manipuladoras, transgressoras de regras sociais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa. A obra procura mostrar ainda que essas pessoas geralmente estão infiltradas nos setores sociais, como homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas podem não ser como a maioria da população. Psicopatas são normais aparentemente, só que suas atitudes são articuladas com a finalidade do sofrimento do alvo, da pessoa alheia. Visão distorcida do que pra ele é satisfação em detrimento aos acontecimentos de sua vida até a concepção desta mente perigosa.

*Ler é bom não é? Claro que sim. Só cansa e é chato ler quando não procuramos nos satisfazer com a leitura, lendo por obrigação sem pensar que ler aumenta nosso vocabulário e nosso conhecimento.


Disponível em: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=2622028. Acesso em: 09/09/14.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

FÉRIAS XXII: PLANO REAL: (Des) Construções e Certezas

O Plano Real completou neste ano em julho 20 anos de existência. Este plano foi muito importante para o Brasil e sem ele não teríamos as condições de desenvolvimento que temos hoje. No entanto, vale (des) construir o que foi o plano pois, ele é sempre colocado como bandeira de pessoas e que foi a melhor coisa que aconteceu para o Brasil. Será? Vamos ver?
          O Plano Real é advindo de um conjunto de medidas econômicas num momento em que o Brasil vivia mais um período nefasto de sua história: a inflação que chegou a absurdos 900% em um ano. A partir de fevereiro de 1994 iniciaram as reformas. Primeiro o que se pensou e fez foi a implantação da URV (Unidade Real de Valor) que tinha uma política de congelar alguns preços altos de produtos face a outros que não tinham uma alta tão grande. Não deu certo pois, aqueles empreendedores que trabalhavam com produtos em que os preços eram congelados, começaram a se sentir prejudicados e aumentavam seus preços a contragosto do governo federal. 
             Pensou- se então em mudar a moeda de Cruzado para o Real (que é a moeda oficial até hoje). As coisas deram certo e em 1º de julho de 1994, a nova moeda com o plano foram lançados. Vale dizer que neste período vivíamos o governo do presidente Itamar Franco que era vice do ex presidente Fernando Collor que sofrera um impeachment, fato inédito na política brasileira. O governo Itamar Franco tinha no período que foram implementadas as reformas iniciais (a URV) como Ministro da Fazenda o ex presidente Fernando Henrique Cardoso que se licenciara em Março daquele ano para concorrer a presidência da República. Era ano de eleição.
          Com o licenciamento do então Ministro Fernando Henrique Cardoso, assumiu a pasta Rubens Ricupero mas, este acabou saindo e assumiu no seu lugar Ciro Gomes. Foi com Ciro Gomes no Ministério da Fazenda que se lançou o Plano Real.
          Com o Plano Real lançado, o preço dos alimentos caiu drasticamente e um exemplo é o preço do frango que chegou a incríveis 1 real. A inflação caiu também a menos que 7% e o Plano foi taxado de salvador do Brasil. É bem verdade que com este Plano, o Brasil alcançou taxas de inflação mais baixas da história só que o plano gerou efeitos colaterais que culminaram em duras consequências.
        O Brasil com o Plano Real aumentou sua carga tributária de forma assustadora, ou seja, pagamos impostos altíssimos. Com ele também, a indústria sofreu com a entrada de produtos importados. Mais ainda, nossa divida publica interna (dívida contraída pelos estados através de empréstimos a bancos e ao próprio governo sendo que o Brasil tinha uma divida externa muito grande e neste período teve que seguir a cartilha econômica do FMI (Fundo Monetário Internacional) aumentou demais. Os juros básicos da economia (conhecidos como taxa SELIC) aumentou e chegou a um patamar de 45% ao ano. Com isso, o crédito era limitadíssimo e o empreendedorismo pouco incentivado. Era difícil comprar como hoje: se antes precisávamos de avalista (pessoa que se responsabilizava por uma compra que efetuávamos), hoje compramos somente utilizando CPF e comprovante de residência. Com o Plano Real, o desemprego chegava a níveis catastróficos, pouco se tinha concurso público e o caso mais emblemático foi a imensa fila formada por 15 mil pessoas no Rio de Janeiro para emprego de gari (profissional que trabalha com coleta de lixo). Este também foi o Plano Real.
        O que podemos concluir? De fato, o Plano Real naquele instante foi importantíssimo pois, conteve a inflação por muitos anos, deixando como herança a cultura antiinflacionária para a população brasileira, só que vale dizer que no último ano de governo Fernando Henrique Cardoso em 2002, chegou ao patamar de 12,53% com aumento do dólar para 4 reais. Isto encareceu os alimentos, preço sentido no bolso dos brasileiros. Naquele instante (período eleitoral) a preocupação era acertar doa em quem doesse e o sucesso do Plano contribuiu e muito para a eleição de Fernando Henrique Cardoso que concorrera com o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Com o plano, não tínhamos condições de desenvolvimento (pouco ainda, mas, teve) como ao que temos hoje. O Plano Real foi e continua sendo importante sim, mas que trouxe consequências demasiadamente nocivas ao Brasil, ah isso trouxe com toda certeza...

http://meublogdepolitica.com/2014/05/15/heranca-maldita-o-desemprego-do-brasil-de-fhc/

FÉRIAS XXI: DIA de ENTREVISTA com Taynar Nascimento

Quem seria Taynar Nascimento? Uma estudante? Um número de RG, CPF? Com certeza. acredito que quando ela disse estas coisas foi num mix de objetividade, praticidade e humor. Só que até no humor ela contempla a pergunta na medida que, para o mercado no sistema capitalista em que vivemos, somos estatísticas ou numerários para servir ao lucro. Bem, além desta definições conheceremos uma Taynar Nascimento além e bem melhor. Ela fala e com postura de quem sabe o que está falando...

PN- Ontem foi comemorado o dia do Estudante. O que você diria sobre o estudante brasileiro?
TN- Eu diria não só ao estudante brasileiro, mas de modo geral, que o estudante de verdade não se prende ou se resume em uma sala de aula, fórmulas... Mais é aquele que está aberto a aprender o novo independente dos fatores que o impulsione ao desejo de aprender!

PN- Então, ser estudante é eterno?
TN- Com certeza, o conhecimento tem que ser como uma sede incontrolável, afinal somos eternos aprendizes!

PN- Falamos tanto do estudante e agora temos o lado de quem é professor. Pra você, quais coisas que devem acontecer de positivo com os professores que atenderiam suas reivindicações?
TN- Ser sempre ouvinte, atento e a princípio, ser humano!

PN- O que você apontaria como falhas ou decisões inadequadas de um professor em sala de aula?
TN- Falta de respeito atrelada a imposição de autoridade.

PN- Mudando muito de assunto mas, de certa forma tendo a ver com as perguntas e respostas até aqui. Alguns professores diz que muitas vezes trabalha por amor. O que é o amor, esse sentimento sempre enaltecido por praticamente todos os seres humanos?
TN- O amor é um sentimento nobre, mais é claro, cabe a cada um discernir o que esse representa em sua vida, afinal damos o que temos e somos frutos do que absorvemos!

PN- Amar é ser feliz? Como é isso?
TN- São coisas bem distintas, embora a felicidade seja a consequência do amor, tanto pra quem ama quanto pra quem é amado. Mais o grande problema, é que na maioria das vezes, as pessoas depositam sua felicidade em um amor, daí quando o mesmo não é correspondido, a tal ''felicidade'' simplesmente desaparece!

PN- Estilos musicais. Nosso país é muito marcado pelo regionalismo, ou seja, em cada região geralmente se tocam e se ouvem estilos musicais distintos. Na Bahia e em todo o Nordeste é axé, arrocha e forró (apesar de outros estilo como o rock, reggae ter ganho destaque com nomes como Pitty (nacionalmente) e Edson Gomes (mais local). Não podemos esquecer das músicas de cunho religioso (católica, candomblé, gospel mais marcante). Como você analisa a produção musical baiana atualmente?
TN- Olha, quando você diz em relação a música baiana, é claro que ela tem sido muito bem representada, por clássicos como Gilberto Gil, Maria Betânia, Caetano Veloso e assim sucessivamente, mas infelizmente, a essência cultural tem se perdido com o passar do tempo, onde o que se destaca e infelizmente tem representado a nossa música por aí a fora, é a apologia de desvalorização da mulher, tornando-a um simples objeto sexual.
Realmente é lamentável, mas é o que tem acontecido nos últimos tempos!

PN- A música como o cinema foram importantíssimos para a luta social principalmente durante o regime militar. Glauber Rocha com o seu lema: "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”; Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Chico Buarque (que completou recentemente 70 anos e tem uma música chamada de Ópera do Malandro readaptada para o teatro), Milton Nascimento entre outros. Esse nível intelectual da cultura tem deixado a desejar? Como você vê a questão?
TN- Não, até porque cultura nunca é demais, o problema é a ausência da mesma em algumas pessoas, o que as tornam leigas ao tentar decifrar a linguagem dos sábios.

PN- Estamos próximos às eleições. Como você analisa o atual cenário político eleitoral brasileiro?
TN- Infelizmente após a fatalidade ocorrida com Eduardo Campos (no último dia 13), vejo da seguinte forma, os três cenários políticos podem mudar suas táticas a partir de agora. No primeiro, o PT pode tentar impedir a candidatura do PSB e atrair o partido para apoiar a candidatura de Dilma. No segundo, a legenda pode lançar alguma liderança do PSB já mais antiga no partido para apresentar a candidatura. Já o terceiro cenário, é mais provável deles, fica por conta da candidatura de Marina Silva à Presidência. Resumindo, penso que a partir de agora tudo é possível e muitas surpresas podem acontecer!

PN- O que você diria sobre este blog?
TN- Sobre o blog diria que gostei da iniciativa, até porque provoca um novo olhar em relação a sociedade e seus problemas, principalmente através das críticas e abordagens de temas polêmicos.

PN- Deixe sua mensagem a todos.
TN- A mensagem que deixo é uma frase que sempre me chama atenção: ''O entusiasmo de aprender separa os jovens dos velhos. Enquanto estiver aprendendo, a pessoa jamais envelhecerá''. (Rosalyn Yalow)


*Agradecemos a Taynar Nascimento pela prontidão nas respostas e na aceitação do convite para a entrevista ao Paulinho Neco, O BLOG.

FÉRIAS XX: QUAL é a DIFERENÇA entre Plebiscito e Referendo?

De acordo com o dicionário Houaiss, PLEBISCITO significa uma consulta sobre determinada questão feita diretamente ao povo, por meio de votação do tipo "sim ou não". Vem da Roma Antiga, é uma palavra derivada de plebem e significa multidão, povo. O Conselho da Plebe representava os plebeus (povo). Do ponto de vista jurídico, PLEBISCITO é uma manifestação da opinião do povo, expressa por meio de votação, acerca de assunto de grande interesse político ou social.
Segundo o mesmo dicionário, REFERENDO é uma prática de propor à votação do eleitorado, para aprovação ou rejeição, medidas propostas ou aprovadas por um órgão legislativo. Na perspectiva jurídica, REFERENDO é uma manifestação de um grupo considerável de pessoas, por meio de votação, sobre determinada questão submetida à sua opinião.
Porém, se levarmos em conta o entendimento político, PLEBISCITO é um tipo de consulta popular em que cada cidadão tem o direito de opinar antes que uma lei sobre o assunto tratado seja estabelecida.
Por outro lado, o REFERENDO consulta o cidadão e pede para que ele opine sobre uma lei após ela ter sido elaborada e aprovada pelos órgãos do Governo.

*E agora, você prefere Plebiscito ou Referendo?



FÉRIAS XIX: Educação Musical com Joy Moraes- Sociedade Paralela


Sociedade Paralela
Joy Moraes

Eeeeee, de pés no
chão (4X)


Nós somos os
guerreiros que perdeu a guerra

Contra a fidelidade
do povo


Nós somos os
guerreiros que perdeu a guerra

Queremos um país
mais novo


Imposto demais,
empréstimos compulsórios

Tomando dinheiro do
nosso povo


Imposto demais,
empréstimos compulsórios

Politícos
espertos... traidores


Eeeeee, de pés no chão (2X)


Eu sou a coragem
Do medo que retrai
a humanidade

Você é o veneno que
agita os pequenos


Eu sou a coragem
Do medo que retrai
a humanidade

Você é o veneno que
destrói todos pequenos


Eeeeee, de pés no
chão (2X)
Lá vem o menino...

Deveria ter nascido
índio
Me livrando dessa
sujeira
Queria uma
sociedade
Mais humana e
verdadeira

Eeeeee, de pés no
chão (2X)
Lá vem o menino...
Sem destino...
De pés no chão
Sem destino...
De pés no chão

Vamo reagir, vamos
lutar
Vamos oprimir,
vamos transformar
Um país mais justo
sem pés no chão (2X)
Vamo reagir, vamos
lutar (mulheres)
Vamos oprimir,
vamos transformar (mulheres)

Um país mais justo
sem pés no chão (2X)