sexta-feira, 26 de junho de 2015

FÉRIAS XXIII: Dicas de Leitura: A mente é política...

Dica 1- Tema: Biografia, Etnia, Ideologia Partidária
Livro: Minha Luta (no original Mein Kampf) de Adolf Hitler.

Sinopse: Na primavera do ano de 1924 na cidade de Munique na Alemanha, um grupo de fanáticos nacionalistas tentaram destituir o poder local, tentativa essa fracassada o que veio a causar a morte e a prisão de seus membros. Entre os que foram presos estava um jovem chamado Adolf Hitler, o homem que mudaria a rotina do mundo e se tornaria um dos homens mais importantes da história.

Aproveitando o tempo livre na prisão, Hitler resolveu colocar suas idéias no papel e transformá-la em um livro, idéias essas que veremos agora.
O livro recebeu o titulo de Mein Kampf (Minha luta), nele Hitler resumiu suas idéias de supremacia germânica que nortearam as políticas nazistas, idéias essas que eram e ainda são tidas como a bíblia do Nazismo, onde se trata de forma bastante clara os princípios básicos do Partido Nacional Socialista Dos Trabalhadores Alemães (N.S.D.A.P). Ao ser elaborada a obra foi dividida em duas partes, sendo a primeira para falar sobre o inicio da vida política do autor e para fazer um esclarecimento de suas idéia em relação a questões raciais, e a segunda parte para dar maiores esclarecimentos em ralação a parte burocrática e política dos nacionais socialistas. Conhecer a história de Hitler e seu destaque como líder político alemão com o discurso da raça superior e do rancor é imprescindível para compreensão do mundo na época entre a Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial, entre 1919 até 1938.

Disponível em: http://henry_sales.dihitt.com/n/outros/2009/06/13/resumo-do-livro-mein-kampf-do-autor-adolf-hitler. Acesso em: 09/09/14.

Dica 2- Tema: Psicologia, Psiquiatria, Psicopatias
Livro: Mentes Perigosas - O Psicopata mora ao lado de Ana Beatriz Barbosa Silva.

Sinopse: Mentes Perigosas - O Psicopata mora ao lado, discorre sobre pessoas frias, manipuladoras, transgressoras de regras sociais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa. A obra procura mostrar ainda que essas pessoas geralmente estão infiltradas nos setores sociais, como homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas podem não ser como a maioria da população. Psicopatas são normais aparentemente, só que suas atitudes são articuladas com a finalidade do sofrimento do alvo, da pessoa alheia. Visão distorcida do que pra ele é satisfação em detrimento aos acontecimentos de sua vida até a concepção desta mente perigosa.

*Ler é bom não é? Claro que sim. Só cansa e é chato ler quando não procuramos nos satisfazer com a leitura, lendo por obrigação sem pensar que ler aumenta nosso vocabulário e nosso conhecimento.


Disponível em: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=2622028. Acesso em: 09/09/14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário