quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Dicas de Leitura: Chegou a vez dos Dicionários...

Dica 1- Tema: Palavras, Conhecimento, Lingua Portuguesa
Livro: Minidicionário da Lingua Portuguesa de Sérgio Ximenes

Sinopse: Que tal aprender novas palavras da Lingua Portuguesa? Conhecer seus significados? Este dicionário com cerca de 35 mil verbetes vai te ajudar!

Dica 2- Tema: Palavras, Conhecimento, Lingua Inglesa
Livro: Minidicionário Inglês do Multidicionário Escolar

Sinopse: É sempre bom aprender palavras novas e principalmente de outras linguas. Este dicionário te ajudará a parender a pronunciar e você saberá o significado das palavras, a tradução do Inglês para o Português.

*Vamos consultar também os dicionários. Faz bem, dá mais conhecimento...

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Boatos: Quando transformamos em arte aquilo que são obras de mentiras

A humanidade criou muita coisa. Dotado de uma inteligência singular, o humano cria e recria numa velocidade... Estou escrevendo e alguma coisa pode estar sendo criada. Claro, que nada que é pensado, é para um fim danoso, todavia aqueles que criam tem uma intenção. Uma das coisas criadas é o boato. O que é um boato? Segundo o dicionário informal, BOATO é “uma notícia que corre publicamente, de boca em boca, sem procedência conhecida e sem verdade confirmada”. Boato pode ser chamado de Rumor. Balela e Mexerico. “É algo que se espalha rapidamente e pode causar muitos aborrecimentos”. Esta definição contempla muito bem sobre o que é um boato. Vou colocar outra palavrinha que não está aqui e que as pessoas aborrecem: FOFOCA. Boato também é fofoca!
Pois, amigos quero pontuar uma coisa: o boca a boca. Já ouvi que o Marketing boca a boca (que faz parte do Marketing Direto) é o mais eficiente de todos. Por quê? Simples, pois, a fala é o que mais praticamos. Ainda não somos acostumados a nos comunicar através de gestos como quando falamos. Com o vizinho, no dia a dia usamos a voz. A voz é instrumento de trabalho de muitos profissionais (professor, locutor...). Mas, não pensem vocês que quem não usa a voz ou tem deficiência não pode espalhar boatos. Sei, estás pensando, como?
Redes sociais. Somos bombardeados por uma boataria (a “arte” de fazer boatos). Já desmenti vários boatos. Tem gente que acredita que Lula e seu filho são bilionários e milionários respectivamente. MENTIRA. Vi que existe um projeto de lei do deputado Jean Wyllys e de uma deputada chamada Érika Kokay sobre uma possível cirurgia para retirar a genitália em crianças já que estas já seriam homossexuais. MENTIRA. A Grande Mídia (TV Globo, Estadão, O Estado de São Paulo, Revista Veja) trata o mensalão como o maior escândalo da história brasileira e que o PT é o partido mais corrupto. Outra MENTIRA.
Senhores, nunca pretendi e não pretendo defender bandeiras partidárias ou de grupos - não posso negar que até assim, acabo fazendo- meu compromisso é com a verdade. Inclusive sou contra coisas que já apontei aqui. Inclusive assisto a TV Globo. Agora, como posso tratar de determinados assuntos sem conhecê-los? Sem ter informações precisas? O que nos falta meus caros, é PES-QUI-SA. “O Pesquisador (a) tem que ser curioso (a), é sua característica principal”. Ser curioso (a) não é ser fofoqueiro. Não é espalhar boatos. Infelizmente confundem isso e é como dizer que até certo ponto, agua é igual a óleo. Curiosidade é interesse exacerbado (exagerado) em algo que para nós – naquele instante – se torna importantíssimo. Em que você é curioso? Você coloca sua curiosidade a serviço de qual (is) assunto (s)?
NÃO ACREDITE EM BOATOS. Acredite em boatos desde que você comprove se são verdade. Para isso PES-QUI-SE. A Internet é deve ser usada para este fim. É muito simples. Exemplo: Se você quer saber sobre os maiores escândalos de corrupção, vá ao GOOGLE (precisamos cobrar pela propaganda) e digite “OS MAIORES ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO”. Você encontrará blogs, portais de internet que falarão sobre isso.  Acesse de dois a três e vejam se as informações são parecidas. Se elas forem são, de fato, verdadeiras. Não esqueçam de pesquisar nos livros. NÃO ESQUEÇAM DOS LIVROS. Vamos tirar o Brasil da péssima estatística de PAÍS QUE MENOS LÊ. O conhecimento é a única coisa que ninguém tira de você, porém pode ter certeza: TEM MUITA GENTE QUE NÃO TIRA, MAS NO MINIMO QUER TE CONFUNDIR...

*Texto originário do www.vozdefeira.com.br da Coluna LINHAS GERAIS com mesmo título.

domingo, 28 de dezembro de 2014

DIA de ENTREVISTA com Ricardo Silva

Ele se considera um homem de meia idade. Na verdade, um jovem de quase meia idade. Bem pelo que vejo, é costume destes homens demonstrarem grande conhecimento das coisas. Logo, quero ser um homem assim. Mas, por que rotular as pessoas? Fica esta reflexão. Vamos com a sabedoria e o grande envolvimento social do Agente de Defesa Civil Ricardo Silva!

PN- Você acredita nesta história de uma pessoa de meia idade ou na chamada terceira idade (idosos) serem e se sentirem jovens?
RS- Principalmente na era de hoje considerada a era do conhecimento aonde não há mais aquela tendência hierárquica e sim colaboradores e quem busca esta informado a saber trabalhar com essas informações gerando conhecimento, usando-os como ferramentas de operações pode considerar-se jovem tranquilamente até mais que isso pois como diz o ditado , referindo-se há muitos jovens: "Morto aos 30 e enterrados aos 60".

- Essa história de se sentir mais jovem não é associada a questão de energia, de pratica intensa de atividade e já incluo, atividades/exercícios físicos?
Nem tanto, porque eu particularmente acho os exercícios físicos muito enfadonhos e até das vezes tem que estar sempre dando continuidades aos mesmos, fato que se parar, acaba ficando pior. O ideal é exercitar uma rotina de atividades que possa fazer com que não haja o atrofiamento dos membros, como uma caminhada, uma capinada no terreno, um transporte de um balde de água, uma faxina na casa e até lavar roupas.

PN- Segundo a projeção da pirâmide etária brasileira, o número de idosos tende a crescer mais e mais e isso prejudica a previdência já que além do como que já existe surge este fato novo: mais pessoas para receber aposentadoria. O que fazer diante deste novo problema?
RS- Tecnicamente, podemos verificar que não há falta de recursos em prol disso, há uma má gestão em prover um benéfico previdenciário para o trabalhador brasileiro, não é falta de vontade política, por que político para mim não tem vontade alguma em estar a favor da população o que ocorre realmente é uma má administração descabidamente propositada.

PN- Você é um cidadão paulista. Acompanhou e continua acompanhando a grave crise hídrica. Está chovendo só que ainda está longe de se resolver o problema. Você falou em má gestão. Estas coisas têm a ver umas com as outras? Como você analisa tudo isso?
RS- Depois da porta arrombada não adianta por a tranca, existe uma falta de noção generalizada e não é somente os políticos que devem levar a culpa e sim a população em geral, falta uma conscientização sólida em referencia aos recursos naturais que tornam-se escassos a cada dia, notadamente a população do planeta cresce a cada dia mais e mais em volume denso à grande escala. No entanto, pelo andar da carruagem se não houver uma determinação global para o bem estar do planeta, irá ficar inadequada a vida por aqui.

PN- Você tocou num ponto importante: A RESPONSABILDADE DE TODOS COM O AMBIENTE EM QUE VIVEM e neste caso com os recursos hídricos. Como você encara a proposta de multar aqueles que desperdiçarem água e já estendo: jogarem lixo no chão, deixam equipamentos elétricos ligados... ?
RS- Falta educação socioambiental.

- E a proposta de multas?
Multa não vai adiantar em nada deveria de se aplicar uma punição corretiva se alguém pego jogando lixo no chão, por exemplo deveria colocar um recipiente em algum local, ou ajudar na construção de algum aterro sanitário, quem fosse pego assoreando um rio, jogando entulho nele, deveria ser obrigado a reparar o erro desentupindo bueiros, o cara jogou garrafa pet no chão e entupiu um bueiro deveria ser obrigado a ir lá e desentupir.

PN- Você seria a favor de que nas escolas fossem incluídos - até como atividades complementares - na grade e carga horária de aulas, Ensino Político, Financeiro e Práticas Educativas Ambientais?
RS- Em escolas civilizadas acho que isso já existe, precisa e haver civilidade nas escolas.

- Aqui (na Bahia) ainda não vi. Ai existe?
Infelizmente, matérias como Organização Social e Política Brasileira (OSPB) e a Educação Moral e Cívica (EMC) já não fazem parte dos currículos escolares a muitos anos e infelizmente até o ensino do abcdário logo logo vai ser extinto. De forma isolada sim, não existe como uma obrigatoriedade.

PN- O Auxílio Reclusão - lei 8213/91 - prevê benefício para a família dos presidiários que já contribuíram para a previdência social desde que elas não recebem aposentadoria ou pensão. Como você vê este benefício para as famílias dos presidiários?
RS- Vejo como uma forma de mais um benefício a favor de quem infringiu a lei, ao invés de haver uma reparação para a sociedade, há mais uma linha de conforto para o praticante criminal quem repara a família que teve o chefe assassinato em um latrocínio, quem repara os dependentes de um familiar, vítima da criminalidade. Dois pesos dois medidas, só falta o Estado determinar que esse custeio do benefício deva sair do bolso dos familiares da vítima.
Em tempos atrás atribuía-se uma roubo, um assalto, por exemplo a um individuo que o cometesse, era como se fosse algo de uma personalidade de um individuo a penas, porém hoje em dia o crime deixou de se tornar uma ação individual para ser mostrado como uma organização, uma empresa, um império empreendedor, daqui há pouco as facções criminosas estarão vendendo ações nas bolsas de valores também, e haja vista que a arrecadação dessas facções, segundos constatações chegam a milhões em faturamento, porque não se tiram os benefícios para as suas famílias desses recursos?

PN- E sai também dos familiares da vítima. Sai de todos os brasileiros. Muito se fala em direitos humanos e a ressocialização dos presos. Acredita que o trabalho na prisão, prática de esportes e o estudo com salas de aula em presídios poderiam mitigar, ou seja, pelo menos diminuir a posterior incidência de crimes por parte destes presos?
RS- Deveria sim, tem de haver iniciativas muito fortes para isso.

PN- Como você reagiria se houvesse uma lei afirmando que a partir de hoje os maiores salários do país seriam os dos professores, médicos e policiais?
RS- Queria ir dar aula. Pretenderia ir lecionar.

PN- Fale para nós um pouco do belo trabalho que você e outros companheiros fazem.
RS- Fazemos trabalhos preventivos em ralação há riscos para a população concernentes a enchentes, desmoronamentos e deslizamentos e damos suporte às vítimas atingidas em caso de alguma catástrofe decorrente de algum agente prejudicial à população.

- Inclusive em escolas?
Algumas palestras.

PN- O que você diria sobre este blog?
RS- Interessante o site, tem algumas ideias que não estão no contexto da mídia em geral. continue assim.

PN- Deixe sua mensagem a todos.
RS- FELIZ 2015.

*Agradecer a Ricardo Silva pelos grandes depoimentos e por estar pronto a este desafio. Receba o pvrigado do Paulinho Neco, O BLOG e parabenizar as Agentes de Defesa Civil por salvar e orientar muitas vidas e contribuir para um Brasil melhor!

sábado, 27 de dezembro de 2014

QUAL é a DIFERENÇA entre Governo e Estado?

GOVERNO: No contexto político, governo tem a ver com administração de um país ou cidade, por exemplo. Ao criticarmos ou elogiarmos o governo do nosso país, estamos criticando ou elogiando a administração dele e não necessariamente a pessoa.
Outro ponto importante a observar é que o governo não é formado por uma só pessoa, mas um grupo de pessoas distribuídas em várias áreas que irão compor o governo.
No Brasil o presidente da república é o chefe do executivo ou o líder máximo do governo. É sua a última palavra, mas existe uma enorme equipe de ministros, secretários, economistas, advogados, entre outros que formam o governo brasileiro.
ESTADO: O dicionário Pliberam apresenta entre outras, quatro alternativas para estado, isto quando aplicado à política:
a) Nação considerada como entidade que tem governo e administração particulares; b) Governo político do povo constituído em nação; c) Cada uma das grandes divisões territoriais, numa república federativa e d) Representação de cada uma das três classes (nobreza, clero e povo), nas cortes do regime antigo. 
Vale dizer que no Brasil também cabe o nome de Estado as 27 divisões político-administrativas que contam com um (a) governador (a) e seus subordinados.
*Gostou dessa diferenciação? Para não cometermos equívocos, vale a elucidação....

Fonte: Disponível em: http://www.educacao.cc/politica/diferenca-entre-governo-estado-e-nacao/. Acesso em: 27/12/14.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Educação Musical com Edu Krieger- Desculpe, Neymar


Desculpe, Neymar
Edu Krieger

Desculpe, Neymar
Mas nesta Copa eu não torço por vocês
Estou cansado de assistir o nosso povo
Definhando pouco a pouco
Nos programas das TVs
Enquanto a FIFA se preocupa com padrões
Somos guiados por ladrões
Que jogam sujo pra ganhar
Desculpe, Neymar
Eu não torço desta vez

Parreira, eu vi
Aquele tetra fez o povo tão feliz
Mas não seremos verdadeiros campeões
Gastando mais de 10 bilhões
Pra fazer Copa no país
Temos estádios lindos e monumentais
Enquanto escolas e hospitais
Estão à beira de ruir
Parreira, eu vi
Um abismo entre "Brasis"

Foi mal, Felipão
Quando Cafu ergueu a taça e exibiu
Suas raízes num momento tão solene
Revelou Jardim Irene
Um retrato do Brasil
A primavera prometida não chegou
A vida vale mais que um gol
E as melhorias onde estão
Foi mal, Felipão
Nossa pátria não floriu

Eu sei, torcedor
Que a minha simples e sincera opinião
Não vai fazer você, que ganha e vive mal
Deixar de ir até o final
Junto com nossa seleção
Mesmo sem grana pra pagar o ingresso caro
Nunca vai deixar de amar o
Nosso escrete aonde for
Eu sei, torcedor
É você que tem razão

Fonte: Disponível em: http://www.vagalume.com.br/edu-krieger/desculpe-neymar.html. Acesso em: 26/12/14.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

CHARGE: Verdade esse negócio de Direitos Humanos... Que tal ampliá-lo?


*Que tal os direitos serem ampliados a TODOS? É fácil pedir prisão a quem deveria ter educação não é? Vamos começar a refletir?

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Dicas de Sites: É muita Feira e muito Brasil...

Dica 1- Tema: Feira de Santana
Site: www.blogdafeira.com.br

Sinopse: Este site trata das questões que envolvem o município de Feira de Santana com sua sede e seus distritos (8 no total), este com mais de 600 mil habitantes. Política, cultura, meio ambiente personalidades e outros temas locais costumam aparecer.

Dica 2- Tema: Política brasileira, Educação, Saude, Cultura, Mídia e Eleições
Site: www.pragmatismopolitico.com.br

Sinopse: Tratando os temas com total criticiade, este site mostra seu lado bem informativo e formativo no tocante ao exercício de fato e de direito da cidadania, mostrando que esta é muito mais que um voto nas urnas.

*Muita Feira e muito Brasil. Que tal sabermos mais dos dois?

Uma certa vez do poeta

Certa vez o poeta escreveu
Por que não ficar com alguém como eu?

De certo, pode se admirar
Prestar mais atenção e se encantar
E com mais encanto se apaixonar

Certa vez o poeta falou
Por que então dizer que amou?

Amou com certeza um momento
Palavras que foram de alento
Este e estas se foram com o vento

Certa vez o poeta insiste
Por que logo, fazer alguém triste?

Sem perceber implantou tal tristeza
No coração sem se importar com a beleza
De alguém que perdeu sua natureza

Certa vez o poeta dissera
Vou transformar estas coisas em quimera

Quimera por que já passaste
Amar o novo é como o engate
Que ao encontrar o novo amor bate

Certa vez o poeta descobriu
De certo, amei pessoa que não me viu

Pessoa que não me merece
Deste mal um dia padece
Aconselha o poeta a mortal: cresce...

Paulinho Neco

DIA de ENTREVISTA com Liliaalanys Ferreira

Falsidade, injusticas e mentiras, sinceridade e solidariedade... Quem detesta e abomina as primeiras e preza e pratica as segundas mostra TER BOM CARÁTER. Seja sempre assim Lilialanys, como espero que és. Sejam assim leitores e visualizadores do Paulinho Neco, O BLOG e agora, é hora da entrevista!


PN- Estamos numa época que mais se prega a solidariedade.: é Natal. O que você pensa deste momento?
LF- Penso principalmente naquelas Mães que não tem como fazer um natal bacana para suas crianças se eu pudesse eu ajudaria com certeza!

PN- Você trata sobre falsidade. O que é falsidade?
LF- Falsidade para mim é principalmente tramar pelas costas da pessoa, vim com sorrisos e depois ta falando mal da pessoa entre outras coisas!

PN- Quais as características que achas essenciais em quem é um verdadeiro (a) amigo (a)?
LF- Companheirismo, Dedicação confiança!

PN- Falando de educação. Para você o que representa um professor?
LF- Representa um futuro melhor para nossas crianças!

PN- Você é a favor de uma lei que coloque como maiores salários o do professor (a), policial e médico (a)?
LF- Com certeza são profissões que deveriam ser melhores remuneradas!

PN- Como você vê atualmente a figura do aluno? Seu comportamento na escola?
LF- Na minha realidade a maioria dos alunos que eu vejo são rebeldes, não querem nada com a vida são bem pouco os que se dedicam a escola!

PN- Se você pudesse mudar alguma coisa no Brasil, o que mudaria?
LF- Para te dizer a verdade muita coisa mais com certeza eu não saberia nem por onde começar!

- Enumere algumas? Cite algumas?
Por exemplo os criminosos do mensalão que ficam pedido na justiça o direito a prisão domiciliar eu acho isso muito errado de roubou tem que pagar e igual a qualquer um na prisão!

- Só isso?
Eu acho que tem muitas coisas a serem mudadas outro exemplo, alguns crimes brutais que vemos no brasil e são tratos normalmente eu gostaria de ver esse criminosos serem julgados com mais rigor as leis deixam muitas brechas e isso não deveria acontecer!

PN- De maneira geral, o brasileiro não gosta de discutir política não sabendo ele que política não é só a eleitoral. Você pensa que qual (is) a (s) causa (s) disso?
LF- O povo tá "enjoado" acredito eu de ver tanta corrupção envolvendo políticos!

PN- O que você diria sobre o blog?
LF- Gostei muito principalmente das dicas de literatura excelente! Parabéns!!!

PN- Deixe sua mensagem a todos.

LF- Como estamos na época do natal desejo as todos um feliz natal e um ano cheio de paz, saude e que seja um ano melhor que esse porque para o mundo ser melhor sempre é possível basta a gente querer!!! Bjsssss.

*Agradecemos a Liliaalanys Ferreira pela entrevista, por aceitar se manifestar neste Paulinho Neco, O BLOG!

sábado, 20 de dezembro de 2014

QUAL é a DIFERENÇA entre Palestra e Audiência Pública?

PALESTRA é apresentação oral que pretende apresentar informação ou ensinar pessoas a respeito de um assunto.

AUDIÊNCIA PÚBLICA é um encontro feito na comunidade com a participação da população, a fim de buscar opiniões e soluções para as demandas sociais e ter acesso à resposta de pessoas públicas. Quando a comunidade é muito grande, normalmente a audiência é conduzida por pessoas de maior influência local, tomando o papel de porta-voz das demais opiniões. Mas ela também pode ocorrer em subgrupos, a fim de se discutir um assunto com maior profundidade.

*Como sempre digo: dúvidas devem ser eliminadas, tiradas. Vamos conhecer mais os tipos de eventos e apresentações?



Acessem os links: http://blog.dominusauditoria.com.br/auditoria-2/o-que-e-uma-audiencia-publica-entenda-como-funciona
http://pt.wikipedia.org/wiki/Palestra

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Educação Musical com Chico Cesar - Alma Não Tem Cor


          
Alma Não Tem Cor 
Chico César

Alma não tem cor
Porque eu sou branco?
Alma não tem cor
Porque eu sou negro?


Branquinho
Neguinho
Branco negão
Percebam que a alma não tem cor
Ela é colorida
Ela é multicolor


Azul amarelo
Verde verdinho marrom


Fonte: Disponível em: http://letras.mus.br/chico-cesar/89475/. Acesso em: 19/12/14.           

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

TIRINHAS: Quem nasceu no Natal? Será que nasceu mesmo?

*Quem deve ser presenteado no seu aniversário: os aniversariantes ou quem vai participar da festa? Será que é mesmo o aniversário dele?

Dicas de Leitura: A Literatura Brasileira sempre passa por aqui...

Dica 1- Tema: Suspense, Drama
Livro: Os restos mortais de Fernando Sabino

Sinopse: Um fazendeiro leva uma pessoa para tomar conta de seu sítio enquanto estiver fora. Só que acontece o inesperado...

Dica 2- Tema: Realidade Social, Cultura
Livro: Tenda dos Milagres de Jorge Amado

Sinopse: Os escritos de Jorge Amado sempre retrataram seu olhar sobre sua realidade, seu tempo. Muitos casos escritos, muitos personagens também. Quem nunca ouviu falar de Pedro Arcanjo? Este é o personagem central deste romance. "A luta do baiano para sobreviver e criar cultura e civilização em meio a condições tão adversas de miséria e opressão". Veremos, vamos ver...

*Nossa literatura é muito vasta. Vamos explorá-la e ler ainda mais?

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Mídia no Brasil: Construções em contradições

Falar de mídia é antes, falar de comunicação. Comunicar é usar das diferentes formas (gestuais, sinais, fala, visuais, corporais e outros) para se reportar a alguém. Mídia é o conjunto dos meios de comunicação que usamos: internet, jornal, revista, CD, TV, rádio e outros. Atingem as massas e podem ser congruentes na medida em que, uma emissora de TV, por exemplo possui também um portal na internet para divulgar suas informações. Posto assim, em se tratando do Brasil no decorrer dos anos ela foi se fortalecendo. Se nos anos do Império até a República, os folhetins e jornais da época eram os mais usados, atualmente todas as mídias são usadas.
Pensando bem e se pararmos pra pensar na história das mídias no Brasil, elas se consolidaram impondo a exclusão e a contradição. Engraçado que se fomos olhar o tempo em que este país se chamou Brasil, parece que vamos sempre falar disto em todos os temas que abordarmos em nossas discussões sobre os rumos desta nação que tanto amamos.
As mídias no Brasil tem dono. Ainda bem que não é só um, mas são poucos. Deveriam ser TODOS, como reza a cartilha da Constituição de 1988 (artigo 5°, inciso IX) mesmo assim, APENAS 11 famílias comandam a mídia no Brasil possuindo conhecidos portais na internet, revistas e rádios. Vale dizer também que existem deputados e senadores “sócios” (já que a Constituição não permite que nenhum político seja dono de nenhuma mídia mesmo assim não proíbe sociedade) de afiliadas de emissoras de TV e de rádios chamadas de comerciais e as já tão faladas rádios comunitárias. Vocês podem estar pensando, o que isso significa?
Significa que a construção da mídia no Brasil foi e é pautada na contradição. Perceba que existe pouco controle do Estado na mídia, a concessão pública é pautada no pilar do clientelismo e do uso da máquina administrativa (o poder de concessão é do Congresso Nacional e do Ministério das Comunicações) e, por conseguinte exclui o restante da população - que é a maioria esmagadoramente absurda – de pleitear em pé de igualdade a concessão de uma mídia. A rádio comunitária que foi fruto de luta viria a ser esta alternativa de igualdade, no entanto os processos demoram de receber a outorga por falta de interesse já que é sabido o alcance que uma rádio tem para insuflar um povo.
Temos pouquíssimas emissoras de TV’s públicas abertas sendo que nenhuma cobre a copa do mundo sediada no Brasil.

Para mim, esta questão deve ser levantada. Ampliar o número de mídias outorgadas ao povo ou rechaçar com força a grande mídia? Os dois. Veja bem, não passa nem de longe uma ideia de censura, porém a grande mídia tem levantado sua voz, é inclusive, concordante com os ideais de determinada classe econômica tendo assumido postura inclusive partidária. Sua intenção é cooptar as mentes populares. Seu papel não seria justamente informar com imparcialidade sendo neutra? Cabe a nós refletirmos sobre isso. Cabe a nós principalmente, levantar a voz!

*Texto extraído do www.vozdefeira.com.br Coluna Linahs Gerais

domingo, 14 de dezembro de 2014

DIA de ENTREVISTA com Bruno Souza


Já ouvi uma certa feita de um amigo de rede social: "O homem que não sonha não vive". Verdade. O que é sonhar se não o desejo daquilo para sua realidade? Sonhar é o que se quer e existem diversos sonhos. Bruno Souza, sonha em ser um jogador de futebol no auge dos seus 16 anos o que não quer dizer que ele abdique de outras coisas. Para viver e dizer, apresento-lhe Bruno Souza!


PN- Muitos vão para a escola e ela não está sendo aquele espaço atrativo onde, todos gostariam de estar mais e mais. Você acredita que a escola perdeu a graça mesmo? Se sim, por quê?
BS- Eu acho que sim porque hoje em dia as pessoas procuram coisas que os distraem e interessam mais não acontece isso mais nas escolas.

PN- As escolas tem quadra, porém no Brasil pouco se revela atletas oriundos diretamente da escola. Como você analisa isso?
BS- Eu acho por falta de profissionais capacitados nas escolas e poucas oportunidades de Mostra oque realmente gostam de fazer.

PN- Ainda na relação da escola com seus equipamentos, Por que a maioria dos alunos não gosta de ler sendo que em grande parte das escolas há uma biblioteca?
BS- Eu acho que falta um pouco mais de capricho com os professores que investem os alunos a descobrir coisas novas através do livro.

PN- Você gosta de futebol, é atleta. Sabe que o tempo de um atleta num esporte é curto e geralmente vai a no máximo 40 anos de idade em média. O que faria além do futebol ou de qualquer outro esporte que praticasse?
BS- Procuro não só me dedicar no futebol mais também nos estudos e procuro me dedicar, fazer uma faculdade em Educação Física e nisso me profissionalizar.

PN- Você acredita que atividades físicas e esportivas são capazes de livrar um jovem das drogas e da violência?
BS- Eu acredito que Sim nas maiorias das situações os jovens se afastam da violência e das drogas através do esporte.

- E a escola, os amigos e a família? Não?
BS- Também o esporte afasta da violência e das drogas.

PN- É assunto muito chato - assim muitos dizem - e necessário. Política: como você vê o sistema político brasileiro, isto é, um sistema onde temos menos mulheres, índios, pretos e homossexuais no congresso (câmara federal e senado)?
BS- Eu acho que se no congresso existisse menos discriminação e mais trabalho da parte deles.
Seria melhor pra min e pra você como cidadão.

PN- Você seria a favor de um projeto de lei que colocasse como maiores salários do Brasil, os salários de um policial, professor e médico?
BS- Sim Seria a favor por que hoje em dia são muitos poucos profissionais na área.

PN- Não sei se soube de um interno da Fundação Casa (antiga FEBEM) ganhou um prêmio nas Olimpíadas de Língua Portuguesa por ter escrito um poema sobre sua vida até estar ali. O que isso diz pra você?
BS- Quando você realmente que não tem nada ou algo que o atrapalhe de fazer o que realmente gosta.
No caso dele não atrapalhou o fato de estar na Fundação Casa.

PN- Você gosta de música? O que acontece quando você ouve uma música, principalmente a (s) sua (s) preferida (s)?
BS- Me traz boas energias e me dá um motivo pra lutar até o fim no que realmente quero ser.

PN- O que você diria sobre este blog?
BS- Eu acho esse blog muito bom cara!!!

PN- Deixe sua mensagem a todos.
BS- Obrigado a todos e continuem visualizando o blog.

*Agradecemos a Bruno Souza por prontamente nos arender e aceitar este desafio!

sábado, 13 de dezembro de 2014

QUAL é a DIFERENÇA entre Charge e Tirinha?

A CHARGE faz uma sátira (crítica sarcástica) de acontecimentos atuais, geralmente na esfera política, a fim de demonstrar indignação e insatisfação com a situação vigente. Além disso, a charge quase sempre utilizada à caricatura para delinear o (s) personagem (s) envolvido (s).

Já a TIRINHA é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais.

*Agora você que não sabia a diferença entre duas ferramentas usadas pelo Paulinho Neco, O BLOG já as conhece. Que tal usá-las?

Fonte: Disponível em: http://umvestibulando.wordpress.com/2013/01/06/a-diferenca-entre-charge-cartum-tirinha-e-caricatura/. Acesso em: 13/12/14.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Educação Musical com Gonzaguinha- Comportamento Geral


Comportamento Geral
Gonzaguinha

Você deve notar que não tem mais tutu
e dizer que não está preocupado
Você deve lutar pela xepa da feira
e dizer que está recompensado
Você deve estampar sempre um ar de alegria
e dizer: tudo tem melhorado
Você deve rezar pelo bem do patrão
e esquecer que está desempregado

Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
Se acabarem com o teu Carnaval?

Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
Se acabarem com o teu Carnaval?

Você deve aprender a baixar a cabeça
E dizer sempre: "Muito obrigado"
São palavras que ainda te deixam dizer
Por ser homem bem disciplinado
Deve pois só fazer pelo bem da Nação
Tudo aquilo que for ordenado
Pra ganhar um Fuscão no juízo final
E diploma de bem comportado

Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
Se acabarem com o teu Carnaval?

Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
Se acabarem com o teu Carnaval?

Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal

E um Fuscão no juízo final
Você merece, você merece

E diploma de bem comportado
Você merece, você merece

Esqueça que está desempregado
Você merece, você merece

Tudo vai bem, tudo legal

Fonte: Disponível em: http://letras.mus.br/gonzaguinha/330922/. Acesso em: 12/12/14