segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Capitalismo, Socialismo e Comunismo: São necessários esclarecimentos...

O que é Capitalismo? E Socialismo? Comunismo? Bem, aqui trataremos de maneira bem simplificada. Atentou para os termos? O CAPITALISMO vem de capital (não é igual a dinheiro. Mesas, cadeiras, ventiladores, computadores, seres humanos e outros são capitais) e segundo Karl Marx, capital é tudo aquilo que é aproveitado pela atividade determinada, isto é, para o trabalho. O trabalho quem faz é o homem e por ser um animal pensante e reflexivo, foi capaz de transformar várias coisas em capital (inclusive a si mesmo) e com isso maximizar lucro e explorar seus iguais. SOCIALISMO vem de social, sociedade. É a teoria que visa o bem geral da sociedade e ai procura resolver as distâncias econômicas, políticas, culturais e etc. O que é COMUNISMO? A palavra vem de comum e comunidade e quer dizer o que há de igual a todos e isso envolve exatamente TU-DO. Para Marx Socialismo e Comunismo só viriam com o colapso (derrubada) do capitalismo.
Conversando com um aluno ele me disse que o Socialismo seria uma transição do Capitalismo para o Comunismo e ele tem razão. Mas, por que Karl Marx pensou em Socialismo e Comunismo? Simples, por que o sistema vigente era o Capitalismo. Na época de Marx - que contou com a colaboração grandiosa de Friedrich Engels - o Capitalismo estava a todo vapor, era o tempo da 1º Revolução Industrial, as indústrias tomavam conta das cidades e estas se enchiam de pessoas. Com isto vieram as doenças - já que não havia as mínimas condições de higiene - e os problemas de habitação, em transportes e no próprio regime de trabalho já que a carga horária chegava a 12 horas em média por dia e sem direitos trabalhistas. Foi nesse período que inúmeros trabalhadores se revoltaram por melhores condições de trabalho e garantiriam posteriormente direitos hoje conhecidos. No Brasil, conseguimos alcançar tais direitos na Era Vargas (entre 1937 a 1945) com a nossa CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).
Posto assim, o Capitalismo não era o sistema ideal - Marx chamava de Modo de Produção (MP) - e na realidade nunca será devido ao abismo que provoca entre ricos e pobres. É sabido por todos que 1% da população detém cerca de 50% das riquezas do mundo. Com certeza um sistema como esse não promove igualdade de condições, ao invés disso, aprofunda as desigualdades. Ele pensou num MP que buscasse mais igualdade e justiça de direitos para quem menos tinham estas coisas: os trabalhadores ou proletariados. Daí veio a célebre frase: "Trabalhadores do mundo, uni-vos". Ele que chamara este sistema ou MP de Socialismo pregava a ditadura do proletariado onde os mesmos tomariam o poder e promoveriam as mudanças como o fim da propriedade privada, isto é, tudo é de todos. Em seguida, viria o fim das desigualdades sociais e a ascensão das condições iguais, direitos iguais a todos. O Estado garantiria isso. E o Comunismo? Ah, o Comunismo seria o último estágio e este capaz de promover uma igualdade entre os homens com o fim do Estado e das classes sociais.
O Capitalismo concebido por Marx evocava o conceito de Mais-Valia: Diferença (positiva para o dono do meio de produção, ou seja, o patrão) entre o valor do produto e o pagamento feito ao trabalhador pelo uso de sua força de trabalho. Tudo no capitalismo é visto como MERCADORIA. Ele percebeu que a mais-valia era o que sustentava o capitalismo já que SEMPRE o LUCRO era visível em detrimento ao pagamento cada vez MENOR ao trabalhador. Assim a EXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO era cada vez mais constante e profunda. Por isso que no capitalismo se faz de tudo para retirar o máximo possível dos direitos trabalhistas e um exemplo disso é a TERCEIRIZAÇÃO (concessão nos serviços (obras) públicos feitos pelo Estado de seus outrora funcionários públicos, trabalhadores que deveriam ser seus). A terceirização é uma adaptação moderna do Capitalismo assim como foi a PRIVATIZAÇÃO concebida na teoria do ESTADO MINIMO (os governos cada vez menos participariam de gestão de empresas estatais, públicas), uma maneira do mesmo sobreviver já que é perceptível sua derrocada mediante ao uso indiscriminado da natureza e esta "devolvendo" ao ser humano infortunos como estiagem, aquecimento global, poluição... Tudo isto onera o Sistema Capitalista.
Por fim se analisarmos a implantação destes MP's (exceto o Comunismo que só existiria se TODAS AS NAÇÕES fossem Socialistas, isto é, NUNCA EXISTIU  e PROVAVELMENTE NÃO EXISTIRÁ) veremos no Capitalismo cada vez mais a evocação do lucro e da usura outrora nos tempos da Idade das Trevas (anos 1000 D.C) apesar que ele se consolidaria depois do Mercantilismo adotado com as Grandes Navegações (anos de 1500 D.C) e no Socialismo uma distorção absurda pois, foi imposta uma ditadura com partido único privando direitos essenciais como a liberdade de expressão. Marx sempre pensou num Socialismo Científico/Ideal sendo este um estágio da evolução humana para o Comunismo e o Socialismo implantado foi o Socialismo Real que mostrou suas deficiências. O que fica do Capitalismo é a exploração predatória da natureza e do ser humano limitando-o a ser mercadoria muitas vezes de troca. Para este MP, as Reformas Políticas, Tributárias, Previdenciárias e principalmente a Trabalhista não são vantajosas. Do Socialismo, é sempre a preocupação em colocar as riquezas de uma nação a serviço de seu povo, de todos. Do Comunismo... Já do Comunismo não se sabe, até enquanto o Socialismo não vier para todos...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário