GOVERNO: No contexto político, governo tem a ver com administração de um país ou cidade, por exemplo. Ao criticarmos ou elogiarmos o governo do nosso país, estamos criticando ou elogiando a administração dele e não necessariamente a pessoa.
Outro ponto importante a observar é que o governo não é formado por uma só pessoa, mas um grupo de pessoas distribuídas em várias áreas que irão compor o governo.
No Brasil o presidente da república é o chefe do executivo ou o líder máximo do governo. É sua a última palavra, mas existe uma enorme equipe de ministros, secretários, economistas, advogados, entre outros que formam o governo brasileiro.
ESTADO: O dicionário Pliberam apresenta entre outras, quatro alternativas para estado, isto quando aplicado à política:
a) Nação considerada como entidade que tem governo e administração particulares; b) Governo político do povo constituído em nação; c) Cada uma das grandes divisões territoriais, numa república federativa e d) Representação de cada uma das três classes (nobreza, clero e povo), nas cortes do regime antigo.
Vale dizer que no Brasil também cabe o nome de Estado as 27 divisões político-administrativas que contam com um (a) governador (a) e seus subordinados.
*Gostou dessa diferenciação? Para não cometermos equívocos, vale a elucidação....
Fonte: Disponível em: http://www.educacao.cc/politica/diferenca-entre-governo-estado-e-nacao/. Acesso em: 27/12/14.
Nenhum comentário:
Postar um comentário